Internacionalização de pequenas e médias empresas e startups brasileiras no Chile é foco dos meetups #VenhaparaoChile



Levar os negócios para outro país pode ser um processo cheio de desafios, no entanto, repleto de possibilidades. E para apoiar as pequenas e médias empresas e startups brasileiras interessadas em iniciar seu processo de internacionalização para o Chile com menos burocracia e custo e total suporte, as chilenas Aldea Cowork (http://aldeacowork.com/), Casa W (http://www.casaw.org/) e HouseNovo (www.housenovo.com) promovem nos próximos dias de 6 a 10 de agosto os meetups #VenhaparaoChile.

O primeiro deles ocorre no Rio de Janeiro, no We Work Carioca (Avenida Almirante Barroso, 81), o segundo, em São Paulo, no We Work Nações Unidas (Av. das Nações Unidas 14.261), ambos das 19h às 22h. Já em Gramado, a ação será entre os dias 8 e 10, no Gramado Summit, Expogramado RS (Av. Borges de Medeiros, 4.111).

Com estilo descontraído, os encontros contarão com a presença de Marcelo Moraga, representante do Aldea Cowork, e Ivan Fierro, da comunidade de inovação Casa, e terão como foco menos burocracia, maior agilidade na abertura de empresa e de conta em banco, assessoria jurídica, de comunicação e consular, entre outras vantagens.  O #VenhaparaoChile é um projeto de softlanding que conta com o apoio do ProChile. 

“A expectativa é que as empresas brasileiras tenham seu radar no Chile e possam expandir seus negócios e escalar na América Latina com o apoio de uma economia sólida e estável”, afirma Ricardo Icarte, mentor em tecnologia e inovação do Startup Chile.  Além disso, Icarte ressalta que as startups brasileiras interessadas neste tipo de expansão têm a possibilidade de fazer parte da aceleradora número #1 da América Latina e podem contar com o apoio de fundos de investimentos no país vizinho.

O Chile foi eleito por mais de 60 empresas multinacionais como um hub para exportar seus negócios para o resto do mundo. O país também ocupa o número #1 no Índice Global de Empreendedorismo da América Latina. Em termos de tecnologia da informação, é o líder, ocupando o número #7 entre os #50 maiores da lista de Nações Digitais. Além disso, oferece benefícios fiscais e incentivos que facilitam o investimento e a criação de novas empresas.

A proximidade territorial com o Brasil e as fortes relações bilaterais foram alguns dos fatores que fizeram com que o ProChile, instituição do Ministério de Relações Exteriores do Chile, apoiasse três espaços de coworking chilenos, House Novo, Casa W e Aldea Cowork, para promover uma série de ações para difundir a campanha #VenhaparaoChile, que tem o objetivo de atrair empresas e startups brasileiras interessadas em se internacionalizar na América Latina.

Durante o evento serão sorteados planos de coworking (três meses de mensalidade) e hospedagem para um fim de semana no Aldea de los Jardines (http://www.aldealosjardines.cl/), em Osorno.

Serviço:
#VenhaparaoChile – Rio de Janeiro
Data: 06/08
Horário: 19h
Inscrição: https://goo.gl/bHUyMv

#VenhaparaoChile – São Paulo
Data: 07/08
Horário: 19h
Local: WeWork Nações Unidas, Av. das Nações Unidas, 14261 - Vila Gertrudes
Inscrição: https://goo.gl/9vjJSJ

#VenhaparaoChile – Gramado
Data: De 08/08 a 10/08
Local: Gramado Summit, Expogramado RS, Av. Borges de Medeiros, 4111 – Centro
Inscrição: https://goo.gl/fNX7Pq

Sobre o Roadshow #VenhaparaoChile
Idealizado por Marcelo Moraga, jornalista especializado em Turismo e Inovação, fundador do Aldea Cowork e sócio do empreendimento turístico Aldea de Los Jardines em Osorno, no sul do Chile, conta com o apoio dos parceiros estratégicos como Ricardo Icarte, do ecossistema House Novo, em Viña del Mar, e Ivan Fierro, fundador da Casa W, comunidade de inovação em Concepción, ambos empresários ligados ao ecossistema de coworking, inovação e startups no Chile. A iniciativa conta ainda com o apoio do ProChile, órgão do Ministério de Relações Exteriores do Chile.

Comentários