Inscrição para Artemisia Lab Alimentação é prorrogada; empreendedores têm até 22 de julho


Para apoiar empreendedores de impacto social que estão atuando na redução dos problemas relacionados à alimentação da baixa renda brasileira, a Fundação Cargill e a Artemisia criaram o Artemisia Lab Alimentação– programa de aceleração de curto prazo que vai selecionar até 15 negócios em estágio inicial para uma jornada de seis semanas. As inscrições foram prorrogadas e estão abertas até 22 de julho pelo site www.artemisia.org.br/labalimentacao.
As organizações estão em busca de empreendedores de todo o Brasil, que têm negócios de impacto social inovadores dentro da temática de alimentação e que estejam alinhados aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável: Erradicação da Fome; Erradicação da Pobreza; Saúde de Qualidade; e Consumo e Produção Responsáveis. Dos negócios que serão selecionados, os que apresentarem melhor desempenho ao longo da aceleração poderão receber um capital-semente de até R$ 20 mil e mentorias extras. O programa conta com workshopspresenciais e webinares (encontros online), tendo como base a metodologia exclusiva de aceleração da Artemisia, pioneira no apoio a negócios de impacto social no Brasil.
Segundo Maure Pessanha, diretora-executiva da Artemisia, a iniciativa de selecionar e acelerar negócios de impacto focados na melhoria da alimentação para a base da pirâmide aprofunda a parceria iniciada para a produção da Tese de Impacto Social em Alimentação.
“Com o mapeamento do setor, entendemos as lacunas nas quais os negócios de impacto social podem contribuir para a resolução dos diversos desafios que afetam toda a população, em especial a parcela de menor renda. Com o Artemisia Lab Alimentaçãodamos um passo além, em direção da potencialização dos empreendedores e seus negócios, como podem trazer soluções inovadoras para os grandes desafios da temática. Na prática, a equipe da Artemisia compartilha com a Fundação Cargill a visão de que é preciso fomentar e apoiar essa nova geração de empreendedores para que possam se desenvolver e gerar o impacto social que precisamos em nosso país”, afirma. 
"A Fundação Cargill tem o propósito de promover a alimentação saudável, segura, sustentável e acessível. Para isso, precisamos buscar uma diversidade de abordagens mais criativas e abrangentes; e contamos com os negócios quem tenham impacto e relevância social, alto poder de transformação, inovação e sustentabilidade", explica Yuri Feres, diretor-presidente da Fundação Cargill.
Critérios de seleção e setores
Entre os principais critérios de seleção está o impacto social – negócios devem oferecer produtos ou serviços para a resolução de questões relacionadas à alimentação, voltados à melhoria da qualidade de vida da população de baixa renda. O empreendedor tem que ter intenção genuína de mudar o Brasil, com histórico de realizações e capacidade para atrair talentos e desenvolver uma equipe consistente. O negócio deve ter um modelo lucrativo e com potencial de escala. Asstartupsjá devem ter protótipos desenvolvidos (produto ou serviços), em fase de testes no mercado ou no início da fase de vendas. O potencial de inovação é um dos pontos relevantes da seleção.
Estão credenciados a participar empreendedores com soluções para acesso a frutas, verduras e legumes(permitem que pessoas que vivem em locais que não têm venda de frutas, verduras e legumes tenham meios de comprá-los a um valor acessível, podendo assim incorporá-los à rotina alimentar); produção próxima ao consumidor(aproximação do consumidor à produção pelo plantio para consumo próprio ou para venda, ampliando o acesso da população de baixa renda a alimentos frescos e saudáveis nos centros urbanos e áreas periféricas);acesso a refeições equilibradas(que ofereçam alternativas de refeições saudáveis e equilibradas para a população de menor renda de forma acessível geográfica e financeiramente); prevenção e nutrição\saúde(que incentivem hábitos saudáveis por meio do direcionamento para mudanças de rotina alimentar e suporte para a reeducação nutricional, com aproveitamento integral dos alimentos a um preço acessível); educação para uma alimentação saudável eequilibrada(que apoiem a capacitação de pessoas sobre nutrição e alimentação equilibrada e com a possibilidade de multiplicar esse conhecimento); armazenamentoadequado para evitar perdas e desperdícios(que promovam o armazenamento correto dos alimentos para venda e consumo, diminuindo as perdas e o desperdício); e apoio à gestão pública(negócios que incrementem as soluções públicas existentes, qualificando sua atuação e gerando dados que aumentem a transparência e permitam promover melhorias contínuas).
Tese de impacto social em alimentação
Conduzida pela Artemisia e Fundação Cargill, a “Tese de Impacto Social em Alimentação” reúne informações relevantes sobre os desafios enfrentados na temática pela população de baixa renda no Brasil e pelo setor; e aponta quais são as oportunidades para o desenvolvimento de negócios de impacto social que possam contribuir de forma positiva à sociedade. Os negócios de impacto social são empresas que oferecem, de forma intencional, soluções escaláveis para problemas sociais da população de baixa renda, unindo lucro e impacto social. 
Entre as oportunidades detectadas no estudo: acesso ao mercado; produtos e serviços financeiros adequados; ampliação da conectividade; insumos, ferramentas e maquinários adequados e de baixo custo; apoio e capacitação para melhor gestão e produtividade; acesso a alimentos in natura; produção próxima ao consumidor; acesso a refeições saudáveis; armazenamento de alimentos; prevenção & nutrição; e educação nutricional. O mapeamento traz, ainda, exemplos de negócios de impacto social que representam as principais inovações no setor. Acesse a íntegra do mapeamento pelo link: bit.ly/TeseAlimentação
ARTEMISIA
A Artemisia é uma organização sem fins lucrativos, pioneira na disseminação e no fomento de negócios de impacto social no Brasil. A organização apoia negócios voltados à população de baixa renda, que criam soluções para problemas socioambientais e provocam impacto social positivo por meio de sua atividade principal. Sua missão é identificar e potencializar empreendedores(as) e negócios de impacto social que sejam referência na construção de um Brasil mais ético e justo. A organização já acelerou mais de 100 negócios de impacto social no Brasil e capacitou outros 300 em seus diferentes programas. Fundada em 2004 pela Potencia Ventures, possui atuação nacional e escritório em São Paulo. www.artemisia.org.br
FUNDAÇÃO CARGILL
Há mais de 40 anos, a Fundação Cargill tem sido um agente transformador nas comunidades e causas em que atua. Seu foco de atuação está voltado à promoção da alimentação saudável, segura, sustentável e acessível, com iniciativas que vão desde o campo até o consumidor final. Em 2017, a Fundação Cargill desenvolveu e apoiou 45 projetos em 61 municípios, além de fomentar o trabalho de 51 comitês de voluntariado corporativo. Com a ajuda de 852 voluntários, a instituição beneficiou 51.554 pessoas. Mais informações: www.alimentacaoemfoco.org.br

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